Deu o que falar na primeira partida da semifinal da Superliga Masculina(05/04/2011) entre Sada Cruzeiro e Vôlei Futuro, em Contagem (MG) o que era para ser um grande espetáculo de voleibol para os telespectadores em geral acabou se tornando um verdadeiro vexame ocasionado pela torcida do Sada Cruzeiro.
Equipe do Sada Cruzeiro |
Em nota oficial, o Vôlei Futuro relatou as manifestações ocorridas em Contagem. “Tratando-se da torcida do Sada Cruzeiro, esta atuou de maneira feroz e preconceituosa, mostrando ódio, aversão e discriminação a um dos atletas do Vôlei Futuro, deixando claro o manifesto de homofobia dentro do Ginásio. O coro era de forma organizada, crianças, homens e mulheres se juntaram para cometer o tremendo desrespeito e discriminação com o atleta Michael".
Michael |
E como o jogador Chegou a citar, a coisa se tornou pior, porque além da torcida a partida foi transmitida para todo Brasil em um canal esportivo.
O trecho abaixo foi um pedaço da entrevista com o jogador Michael após o jogo.
“No jogo em Contagem eram cerca de duas mil pessoas, o ginásio estava super lotado e todos me chamando de “bicha”, “gay” e outras ofensas. Me senti ofendido e constrangido pelo ocorrido; não eram só alguns torcedores de torcida de futebol, eram crianças, mulheres, o ginásio inteiro gritando e me ofendendo. O jogo foi transmitido pela TV e não só quem estava no ginásio pode ouvir, mas todos que assistiram ao jogo pela TV no Brasil inteiro, depois da partida as pessoas em Araçatuba e de diversos lugares vieram me perguntar o que tinha acontecido e se mostraram muito solidárias. Eu poderia ter jogado melhor se não tivesse passado por esse constrangimento e me senti julgado pelo lado pessoal e não pelo profissional que sou. Acho que este tipo de acontecimento não deve passar em branco, realmente me fez muito mal, acho que deve ser divulgado e discutido para que isso não ocorra com mais ninguém”. Michael dos Santos.
Na minha opinião se isto ocorreu, foi um ato estúpido e desnecessário por parte da torcida, porque a opção sexual dele não faz diferença em quadra, e além do mais, ele é um jogador efetivo, auxilia sua equipe com bastante pontos e defesas, fora o fato que ele se sustenta, ou seja, ele faz o que ele decidir que seja melhor para ele.
Com esses fatos o esporte que está dando orgulho ao Brasil atualmente mostra que em quadra há alto nível, e nas arquibancadas também, mas esta minoria que promove tumultos deve ser advertida pela justiça, porque preconceito é o que não pode ter no Brasil, um lugar onde tem várias raças, crenças, etc.
Mas a equipe Vôlei Futuro recebeu no dia (06/04) , um telefonema do Senhor Marcelo Garcia , chefe de assessoria da área de articulação, participação e parceria social do governo do estado de Minas Gerais o qual expressou, em nome do governo mineiro, um pedido de desculpas pelo ocorrido no dia 01 de abril de 2011 , em Contagem - MG, durante a partida da semifinal da Superliga 2010/2011 entre o Volei Futuro e Sada Cruzeiro O jogador Michael recebeu, além do telefonema, um e mail com o pedido de desculpas acompanhado de boas vindas do estado de Minas Gerais, afirmando que o estado é terra de liberdade e diversidade.
Michael ficou muito feliz com a manifestação do governo de Minas Gerais e declarou que sua admiração pelo estado continua a mesma.
Mas por falar nesse jogo polêmico o resultado foi que o Cruzeiro ganhou, derrotou o Vôlei Futuro por 3 sets a 2 (parciais de 25-20, 25-22, 23-25, 23-25 e 15-9) e abriu 1 a 0 nas semifinais da Superliga , a série das semifinais ainda não acabou, e com este resultado, o Cruzeiro abriu vantagem para a segunda partida, neste sábado às 10h (de Brasília), em Araçatuba. Se necessária a realização de uma terceira partida, o Cruzeiro será o mandante, em Contagem mais uma vez, vamos ver no que vai dar porque o badalado Vôlei Futuro com contratações de peso não vinha fazendo um bom campeonato mas chegou a vencer bem no final mas nada tão expressivo, já o Sada Cruzeiro vem consistente, enfim é esperar o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário